top of page

Mitos e Verdades sobre Clareamento Dental - Accetturi Implante e Estética


Verdades e Mitos sobre clareamento dental

NOVO ENDEREÇO: AV: SANTO ANTONIO, 22 MARÍLIA S.P (14) 99791-3052 CLINICA DR. MILTON ACCETTURI IMPLANTES DENTÁRIOS E ESTÉTICA -

  • Qualquer pessoa pode fazer clareamento dental

Verdade. O primeiro passo é um exame completo da boca. "Antes do procedimento, é preciso avaliar cada dente para saber se existe saúde bucal. Se houver cáries ou gengivite, por exemplo, trataremos primeiro estes problemas. É preciso ressaltar que restaurações, próteses e coroas não serão clareadas, mas poderão ser trocadas quando o tratamento terminar", ressalta a dentista.

  • Bicarbonato de Sódio ajuda a clarear os dentes

Parcialmente verdade. Especialista em soluções estéticas para o sorriso, o cirurgião dentista Flávio Luposeli explica que "o bicarbonato de sódio é uma substância abrasiva. Ele promove a limpeza da superfície do esmalte dos dentes, removendo manchas e provocando discreto clareamento". Como o excesso do produto pode danificar os dentes, o dentista recomenda que a aplicação de jatos com bicarbonato de sódio seja feita apenas em consultório, por profissional capacitado.

  • O clareamento dental feito em consultório é mais eficaz do que aquele realizado em casa, com o uso de moldeiras

Mito. "No tratamento em consultório, o gel utilizado é mais concentrado, o que provoca resultado mais rápido. Por outro lado, no procedimento feito em casa os dentes passam muito mais tempo em contato com o produto, fazendo com que a cor branca dos dentes dure mais tempo", explica a dentista Nathália Juliboni. Ela conta que hoje em dia o mais comum é associar as duas técnicas, com sessões em consultório e uso da moldeira caseira. Para o sucesso do procedimento em consultório, a dentista recomenda de três a cinco sessões. Já no tratamento feito em casa é preciso utilizar a moldeira com gel clareador todas as noites por, aproximadamente, um mês e meio.

  • Quem faz clareamento dental não pode tomar café, chá, mate, vinho e refrigerantes à base de cola

Parcialmente verdade. "Durante o procedimento é preciso evitar estas bebidas, que são ricas em corantes. Após o clareamento dental é preciso ter consciência de que quanto mais ingerirmos alimentos que mancham os dentes, como os citados acima, menor será a longevidade do tratamento, ou seja, os dentes perderão o tom branco mais rapidamente", orienta a cirurgiã dentista Nathália Juliboni . O dentista Flávio Luposeli explica que estas bebidas não precisam ser banidas. "Consumindo de forma controlada e fazendo a escovação adequada é possível amenizar o processo de escurecimento dos dentes."

  • O clareamento dental sensibiliza os dentes

Parcialmente mito. De acordo com o cirurgião dentista Flávio Luposeli, o processo de clareamento dos dentes não causa sensibilidade, mas pode agravar o problema. "Alguns dentes são naturalmente mais sensíveis, graças à presença de trincas nas superfícies e em casos onde a raiz está exposta." O cirurgião explica que na avaliação bucal realizada previamente é possível saber se existe sensibilidade nos dentes, o que não impede o procedimento, mas irá orientar o profissional sobre o melhor procedimento para cada caso. "Pastas de dente abrasivas e alimentos ácidos, como frutas cítricas, devem ser evitados por essas pessoas, já que sensibilizam ainda mais os dentes", recomenda a dentista Nathália Juliboni.

  • Alguns cremes dentais funcionam como tratamento para clarear os dentes

Mito. "Os chamados cremes dentais branqueadores não possuem a substância ativa para clarear os dentes. A maioria possui abrasivos em sua formulação, que eliminam manchas da superfície dentária, mas não clareiam como os produtos desenvolvidos especificamente para este fim", orienta a cirurgiã dentista Nathália Juliboni.

  • O clareamento dental pode proporcionar um resultado artificial

Mito. O clareamento promove uma mudança positiva na fisionomia do paciente. "O procedimento tem acompanhamento constante de um cirurgião dentista, que periodicamente analisa o processo de clareamento. Não é o paciente que define o quão branco ficarão os dentes e, sim, o profissional especializado. Geralmente, os resultados artificiais que encontramos tem relação com próteses e jaquetas de porcelana desproporcionais", diz a dentista.

Quem Sou?
  • Formado em Odontologia em 1989 - Unoeste/SP

  • Pós-Graduado em Harmonização Facial – Uninga/PR

  • Medico Dentista OMD 3393 - Portugal/EU

  • Especialista em Implantodontia

Outros Posts
bottom of page